domingo, 26 de novembro de 2017

Xênia França - Xenia [DOWNLOAD]


Xênia França - Xenia
Ano: 2017
Gênero: MPB

Bem, o que eu tenho a dizer sobre essa pérola de debut lançado pela Xênia França é que, claramente esse é o melhor album nacional de 2017 e ficou marcado bem fundo no meu coração.
Conheci a menina Xênia através da musica "Prendedor de Varal" da Liniker & Os Caramelows que tem a ilustre participação dela e de Tulipinha. Até então não dei muito atenção a ela, passei a conhece-la realmente quando ela lançou o single de estreia desse album "Pra Que Me Chamas?" e foi amor a primeira escuta.
O album Xenia é uma bela de uma representação atual da musica popular brasileira, pelo simples fato dele exalar o grito de empoderamento negro e feminista dessa nossa geração. Ele é do começo até o fim composto por letras fortes e realistas das vivencias de Xênia França, na qual nos retrata isso de forma muito intensa e poética.
Agora vou dar destaque sa musicas que mais me prenderam a atenção do album "Xenia":
As faixas de abertura do album "Pra Que Me Chamas?" e "Preta Yayá" são regidas por influencias da língua Iorubá, religiões de matriz afro e seus típicos instrumentos musicais que englobam uma sonoridade acompanhada de alguns beats e violão, no qual ornam muito bem. Praticamente são a entrega e devoção de Xenia à arte da nossa musica preta de ampla variedade. "Minha Historia" é uma faixa mpb muito fofa e com um peso muito emocional. Ela conta sobre o processo de amadurecimento de Xenia na relação com sua mãe para poder sair de casa e buscar uma vida de forma autonoma. As minhas faixas preferidas se completam e contam o processo em que Xenia retratou um romance. "Miragem (Sem razão)" é um pequeno Jazz delicado, no qual Xenia fala sobre o seu maior desejo "ter um amor real e que seja em paz", fala sobre o processo da paixão ardente que a faz entregar-se mesmo tendo a ciencia de que pode cegar. "Do Alto" é um Jazz/Blues BEM PESADO tanto na sonoridade quanto na letra poética que nos envolve do começo ao fim, onde a protagonista fala de um relacionamento que não teve muitos entendimentos e chegou a um possível fim até a preta esquecer e virar breu. "Respeitem meus cabelos brancos" a faixa de numero 7 do album Xenia, é claramente a musica mais pop e alegre desse album na qual eu amo muito, ela fala sobre a nossa liberdade de empoderamento estético negro e a intolerância da população que é racista e não respeita um dos maiores símbolos da ancestralidade negra que é o cabelo.
Bem espero muito que vocês ouçam esse album e o degustem faixa-a-faixa como uma refeição bem servida e saborosa, pois vale muito a pena. Agora só estou a espera de algum show de Xenia por aqui próximo a onde eu moro pra poder conferir toda essa arte e essa mulher linda com essa voz fascinante de perto.

PS: Fiquei muito bravo quando eu baixei o album pois o meu app do last.fm faz o scrobble com as tags das faixas erradas para o nome da artista, que não sei se vocês perceberam mas Xênia França tem o ascento circunflexo e o nome do album não tem. NÃO, EU NÃO SOU VIRGINIANO.

Pra quem gosta de: Nina Simone, Liniker & Os Caramelows, Tim Maia, Amy Winehouse.

Tracklist:

01 - Pra Que Me Chamas?
02 - Preta Yayá
03 Minha História
04 - Miragem (Sem Razão)
05 - Do Alto
06 - Garganta
07 - Respeitem Meus Cabelos, Brancos
08 - Perfeita pra Você
09 - Tereza Guerreira
10 - Destino
11 - Reach The Stars
12 - Nave
13 - Breu



9 comentários:

  1. Eu amo o jeito que descreveu o álbum, seu blog é maravilhoso! Obrigado <3

    ResponderExcluir
  2. Achei sensacional a forma como descreve o álbum. Recentemente Xênia se apresentou na minha cidade e pude lhe conhecer pessoalmente, uma artista sensacional, o show dela é arrebatador!!!!

    ResponderExcluir
  3. ¡Muchas gracias por compartir!! Saludos desde Córdoba, Argentina

    ResponderExcluir
  4. Oi conheçi o trabalho dela hj onde posso baixar o algum ascensão?

    ResponderExcluir
  5. Obrigado! Saludos from Buenos Aires.

    ResponderExcluir
  6. Que pena ter parado a atividade aqui no blog. Descobri só hoje e já amo.

    ResponderExcluir